segunda-feira, 19 de maio de 2008

Sapatos e sandálias a partir de…pneus!

Uma empresa Italiana fabrica todo o tipo de calçado tendo como principal matéria-prima a borracha de pneus gastos.

Esta empresa preocupa-se em ajudar a preservar o meio ambiente, reutilizando a borracha de pneus que teriam como fim aterros sanitários.

Actualmente, pensa-se que os pneus não devem ser depositados nos aterros sanitários por diversas razões.

Imagem retirada de www.uroads.com

Colocados em lixeiras, misturam-se com o resto do lixo, absorvendo os gases libertados pela decomposição, incham e rebentam.

Acabam por ser separados e abandonados em grandes pilhas em locais abertos. Junto a essas lixeiras, acumulam, por causa do seu formato, água da chuva no seu interior, servindo de local onde os mosquitos transmissores de doenças colocam os seus ovos.

Se forem queimados, podem causar incêndios, cada pneu é capaz de ficar em combustão por mais de um mês, libertando mais de dez litros de óleo no solo, contaminando a água do subsolo e aumentando a poluição do ar.

Existem hoje em dia novas soluções para este problema:

A borracha dos pneus pode ser recuperada sendo posteriormente utilizada. Misturada com o asfalto para a pavimentação de vias e parques de estacionamento e na fabricação de cimento.

A borracha pode ser também regenerada, através de um processo um pouco complexo, e ser utilizada na fabricação de muitos objectos, como tapetes, nos pisos industriais e desportivos, sinais de trânsito, rodízios para móveis, carrinhos, no revestimento de tanques de combustível, e como aditivo em peças de plásticos aumentando-lhes a elasticidade.

Também é utilizada na reforma de pneus, que consiste na reposição e vulcanização da camada superior de borracha da banda de rolamento, embora este processo possa ser realizado cinco vezes, quando em boas condições, é recomendado que seja apenas uma.

Existe uma outra limitação para além dessa, a económica.

Em suma, a ideia desta empresa é uma mais valia, dá uma nova oportunidade à borracha e o meio ambiente agradece!

Os produtos desta empresa estão disponíveis em várias lojas pelo mundo, uma tem lugar na rua Passeio das virtudes, no Porto.
Http: www.uroads.com.


Sabias que...

Um pneu demora pelo menos 600 anos para se decompor?