sexta-feira, 11 de abril de 2008

Onde nasce a Reutilização ...

Na continuidade deste trabalho, e cumprindo o tema inicial do projecto, avançamos agora com a segunda parte do trabalho, - lembrar a dimensão das consequências da actividade humana no mundo/ambiente, quer a níveis de consumo de materiais e matérias-primas, como ao nível de desperdício e dos resíduos desses mesmo materiais.
Por um lado consumimos muitos recursos do nosso planeta (água, minerais, alimentos), sem termos consciência de onde vêm e das consequências ambientais que o consumo de tais recursos possam ter; por outro lado, produzimos enormes quantidades de resíduos ignorando muitas vezes o impacto que estes possam causar no meio ambiente ou o facto de estes não serem devidamente geridos.
A verdade é que não podemos simplesmente deitar todo o lixo que produzimos para o espaço, é preciso lidarmos com ele e geri-lo de modo a causar o mínimo impacto ambiental possível.
E, apesar de não podermos lidar com este tipo de problemas directamente, - não vamos impedir que se edifiquem lixeiras ao ar livre, nem que não se lide devidamente com determinados produtos químicos – ou pelo menos não estamos aqui para vos pedir isto – estamos, aqui, para vos lembrar que cada um pode fazer a sua parte, lidando com o que cada um produz e deita fora.
Estamos a falar em consumir menos: reutilizando e atentando para a quantidade de recursos que consumimos e utilizamos, na tentativa de reutilizarmos mais e consumirmos menos, produzindo, do mesmo modo, menos resíduos. Vamos fazer a nossa parte, e, porque vivem biliões de seres humanos que produzem, usam, e deitam fora, vamos fazer a nossa diferença, influenciando quem nos rodeia, porque se todos fizermos isso, o ambiente agradece.

É neste sentido que surgiu a ideia de incluirmos neste projecto trabalhos em torno da reutilização de materiais; materiais, estes, que perderam a sua utilidade original, mas que nem por isso, são imediatamente lixo, podendo ser reaproveitados para um uso diferente e original.
É portanto, o nosso objectivo, partilhar ideias e ensinar-vos alguns dos nossos pequenos projectos; pequenas ideias em que damos uma segunda chance ao nosso lixo, desperdiçando menos e, consequentemente, comprando menos.
Vamos ainda intercalar os nossos objectos de reutilização com artigos sobre o ambiente, atentando para os efeitos dos nossos actos no planeta.




Imagem: http://ethernity.deviantart.com/art/Own-World-70606998