quarta-feira, 30 de abril de 2008

Almofada de Retalhos



[Clique na imagem para a fazer aumentar]

Jogos


[Clique nas imagens para as fazer aumentar]

terça-feira, 22 de abril de 2008

Base para Panelas


quinta-feira, 17 de abril de 2008

Garrafas

(clicar nas imagens para aumentar)

domingo, 13 de abril de 2008

Carteiras

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Molduras de Cartão









Onde nasce a Reutilização ...

Na continuidade deste trabalho, e cumprindo o tema inicial do projecto, avançamos agora com a segunda parte do trabalho, - lembrar a dimensão das consequências da actividade humana no mundo/ambiente, quer a níveis de consumo de materiais e matérias-primas, como ao nível de desperdício e dos resíduos desses mesmo materiais.
Por um lado consumimos muitos recursos do nosso planeta (água, minerais, alimentos), sem termos consciência de onde vêm e das consequências ambientais que o consumo de tais recursos possam ter; por outro lado, produzimos enormes quantidades de resíduos ignorando muitas vezes o impacto que estes possam causar no meio ambiente ou o facto de estes não serem devidamente geridos.
A verdade é que não podemos simplesmente deitar todo o lixo que produzimos para o espaço, é preciso lidarmos com ele e geri-lo de modo a causar o mínimo impacto ambiental possível.
E, apesar de não podermos lidar com este tipo de problemas directamente, - não vamos impedir que se edifiquem lixeiras ao ar livre, nem que não se lide devidamente com determinados produtos químicos – ou pelo menos não estamos aqui para vos pedir isto – estamos, aqui, para vos lembrar que cada um pode fazer a sua parte, lidando com o que cada um produz e deita fora.
Estamos a falar em consumir menos: reutilizando e atentando para a quantidade de recursos que consumimos e utilizamos, na tentativa de reutilizarmos mais e consumirmos menos, produzindo, do mesmo modo, menos resíduos. Vamos fazer a nossa parte, e, porque vivem biliões de seres humanos que produzem, usam, e deitam fora, vamos fazer a nossa diferença, influenciando quem nos rodeia, porque se todos fizermos isso, o ambiente agradece.

É neste sentido que surgiu a ideia de incluirmos neste projecto trabalhos em torno da reutilização de materiais; materiais, estes, que perderam a sua utilidade original, mas que nem por isso, são imediatamente lixo, podendo ser reaproveitados para um uso diferente e original.
É portanto, o nosso objectivo, partilhar ideias e ensinar-vos alguns dos nossos pequenos projectos; pequenas ideias em que damos uma segunda chance ao nosso lixo, desperdiçando menos e, consequentemente, comprando menos.
Vamos ainda intercalar os nossos objectos de reutilização com artigos sobre o ambiente, atentando para os efeitos dos nossos actos no planeta.




Imagem: http://ethernity.deviantart.com/art/Own-World-70606998

sábado, 5 de abril de 2008

Introdução ao Projecto - Cartazes

Numa 1ª parte deste projecto, trabalhámos acerca das acções do Homem em termos inter-relacionais. Começámos, então – e vamos abordar este assunto de uma forma sintética aqui no blog – por olhar sobre alguns comportamentos humanos que prejudicam, tanto o planeta, como o próprio Homem. São os Conflitos Humanos, assunto sobre o qual, apesar da sua grande importância, nos limitámos a expô-lo à comunidade escolar a fim de despertar a atenção para uma realidade, muitas vezes ignorada, mas não menos grave por isso. Uma realidade que merece a nossa preocupação e alerta para o absurdo dos conflitos Humanos, quer por causas económicas, religiosas, políticas, culturais, etc.
Procurámos por isso, lembrar que essa realidade existe, fazer um muito pouco que podíamos fazer num projecto de escola, enfim: sensibilizar.
Deste modo, criámos os seguintes cartazes… meros agentes de sensibilização.

1. Desigualdades Sociais


2. Guerras


3. Diversidade Cultural (BD)


Todo o trabalho, quer fotográfico, quer gráfico (Photoshop), foi realizado pelos membros do grupo. Mais tarde foram imprimidos cartazes, que foram expostos na escola.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Prólogo

(RE) UTILIZA A IMAGINAÇÃO é o seguimento de um projecto iniciado este ano lectivo, cujo tema se centra em “A condição Humana”.
Talvez se estejam a questionar sobre a compatibilidade destes dois temas. Pois bem, a Condição Humana é um projecto cujo objectivo se centra em reflectirmos acerca da condição do Homem, em termos do seu impacto no nosso planeta.
É claro que este é um tema muito vasto, especialmente se estivermos a falar da condição humana em todo o seu conceito – o que iria envolver um largo espectro de ciências do estudo do Homem -, daí que o nosso projecto se centralize apenas na acção do Homem em termos ecológicos e inter-relacionais, aliás, um tema da actualidade.
Mais do que o desenvolvimento deste tema (ele é abordado de um modo superficial), pretendemos uma reflexão em tom de alerta acerca das nossas acções no mundo. Deste modo, e na 2ª fase deste projecto, iremos abordar a reutilização, tema para o qual este blog foi construído, como um meio de divulgação mais abrangente.